Se você odiar essa história, desculpe, ela não foi escrita para você. Mais eu quero acrescentar: AFINAL TALVEZ TENHA SIDO.

"A Cabana"

Bia Peace

Bia Peace - Acadêmica de Psicologia

Capelã, palestrante, escritora e criadora do Phototerapia no Brasil.

domingo, 27 de novembro de 2022

Moção de louvor

 


Olá, cá estamos nesse blog que já existe há pelo menos 11 anos, um sobrevivente da era dos flogs, blogs e do período que surgiu as "blogueiras", não isso não começou agora com o instagram e tiktok, mas o post hoje não é sobre isso, hoje eu quero compartilhar com vocês de forma simples um momento impar na minha vida.
Quero começar esse post, com essa foto de 5 de fevereiro de 2012, O Renan menino em um evento que participamos juntos, ele já era ativista das causas sociais e seu coração cheio de sonhos. Eu o conheci em 2010 quando eu era assessora do MDB AFRO ESTADUAL e em seguida nos reencontramos na faculdade DOM BOSCO, ele cursando Publicidade e eu Gestão Pública, depois ele foi fazer Gestão Pública e aqui estou concluindo o curso de psicologia.
Esse foi nosso começo!!


E dia 23 de novembro de 2022, foi um dia histórico, a gente se reencontrou pessoalmente de novo e ele honrou o trabalho que venho fazendo publicamente, foi um dia histórico, não apenas pela homenagem que foi belíssima, mas pelo contexto de como tudo vem acontecendo. 

Vou contar pra vocês e espalhem pra todos que puderem, pois tenho certeza que existe muita gente perto de você sendo desconrajada a todo momento. E que esse relato sirva para encorajar pessoas, pois eu acredito que nos somos aquilo que deixamos nas pessoas. 

Bom, eu tenho algumas exposições fotográficas realizadas, que foram realizadas com muita dificuldade e todas elas tem uma causa ( vou colocar logo abaixo um pouco do nosso portfolio pra quem não conhece, conhecer) e em 2019, vistamos o MAM de Resende, pois eu queria saber tudo que eu precisava fazer para participar de algum edital e conseguir levar a exposição das nossas professoras para lá.
A resposta dada por uma senhora, que trabalha lá foi a seguinte:

SEU TRABALHO NÃO É ARTE, AQUI SÓ EXPÕE ARTISTAS RENOMADOS.
Confesso que sai de me sentindo muito mal e talvez por eu ainda não ter a certeza de quem sou como hoje tenho, aquela mulher conseguiu abalar minha autoestima.  
Aquilo doeu o dobro porque era NA MINHA CIDADE, isso tem um peso maior para qualquer artista, quando falamos: NOSSA CASA, NOSSA PÁTRIA, NOSSA CIDADE, NOSSO BAIRRO, tudo isso é muito mais intenso. E eu sei que isso acontece com muita gente. 
A frase  SEU TRABALHO NÃO É ARTE, ecoava na minha cabeça.
Eu tentando me consolar pensei por anos:
É sim, você ganhou o prêmio ARTERAPIA BRASIL/PORTUGAL 2022
É sim, não pare agora, você ganhou o prêmio de melhor Fotografa de Mulheres do Mundo, em Quebec, no ano de 2014, o Fantástico fez uma matéria e você esta lá com sua câmera fotográfica, ei tem um episódio inteiro de uma série na GLOBOPLAY ( SÉRIE GENTE DO BEM), falando de você e do seu trabalho, a Globo passou um dia inteiro com você mostrando SUA ARTE.
Ah lá na GLOBOPLAY também tem você e seu trabalho retratando com suas imagens as POESIAS DE EUCLIDES DA CUNHA, para a própria bisneta dele. 
"Seu trabalho não é arte", mas você lançou no CINEMA um longa metragem fruto dessa arte, sobre a saúde mental do educador. 

Tenho 12 exposições, um trabalho realizado em 11 estados, 480 cidades e 5 países.
Mas na cultura da minha cidade eu não podia expor. 
E eu continuava referindo em tudo que eu estava fazendo, pensando porque a fala daquela mulher e a forma que ela me tratou doeu tanto? 
Talvez porque eu já lutei tanto pela cultura da minha cidade eu comecei com 08 anos e ser tratada mal "dentro de casa" foi um pouco frustrante pra mim. 
Sabe gente, muitas pessoas vão tentar diminuir você por algo que é delas, não é seu.
Aquela mulher me tratou muito mal, ela humilhou todos os trabalho que mostrei a ela, ela não deu nenhuma chance da gente sequer participar do edital ( que era aberto ao público, mas que ela deixou claro que a avaliação passava por ela) 
Levei isso ao conhecimento do secretário de cultura na época, pois não gostaria que outras pessoas passassem por isso, mas acredito que nada mudou. 
E esse gesto do vereador Renan Marassi, ressignificou toda essa história.

Nossas Exposições

Divas Notáveis - Norte Shopping RJ - 2014

Gestação do coração - Hotel Seleto – VR - 2016

Divas Resendenses - Hotel Castel Plaza – 2016

Divas de Paraiba do Sul - Câmara Municipal de Paraiba - 2017

Mães e filhas Resendenses - Universidade Estácio de Sá - 2018

Mães e filhas Gonçalenses - Câmara Municipal de São Gonçalo – 2018

Mulheres Empoderadas – Patiomix Resende - 2019

Divas da Educação – Patiomix Resende – 2019

Ressignificando o Interior - UBM Barra Mansa - 2020

Ainda sobre o dia 23...
Ouvir o hino da MINHA CIDADE, na MINHA CIDADE, ouvir o hino do meu país num momento onde a minha arte seria homenageada, ao lado do meu marido e das professoras e divas que caminham e caminharam comigo esses anos todos, embarcando nas minhas loucuras, nas minhas ideias, foi algo que me tocou a alma profundamente.
Então RENAN MARASSI, mais uma vez muito obrigada. 

( Mensagem - Alyne Fagundes de São Paulo) 

Meu marido, meu porto seguro, meu amor 

Sobre o DUALIDADES DOCENTES

Elas foram para o outdoor, para a capa e páginas dos jornais, foram para exposições fotográficas e para o cinema. 

Outdoor 2019

Ensino, amor, dedicação, violência verbal, falta de respeito, são alguns dos sentimentos que o público poderá conferir em uma hora de documentário ‘Dualidades Docentes’, um filme sobre amor, saúde, educação e resiliência. O longa tem como objetivo provocar reflexões acerca da rotina dos professores e provocar mudanças comportamentais.

A obra foi lançada no dia 19 de fevereiro, no Cine Show Resende, às 11 horas. A idealização é da fotógrafa resendense Bia Peace, com produção audiovisual de Edgar Z. Freitas, é uma realização em parceria com Prefeitura de Resende, através da Casa de cultura Macedo Miranda, por meio da Lei Aldir Blanc. O filme também pode ser visto em https://youtu.be/NzfQlF5UBqk.

O projeto nasceu quando Bia cursava o 5º período de psicologia e precisava estagiar. Como, estava em meio à pandemia ela desenvolveu o projeto de forma remota, escolhendo escrever uma revista abordando a saúde mental dos professores. “Para não ficar restrito ao ambiente acadêmico, e contribuir com a comunidade, eu e Edgard começamos as gravações do documentário”, relembra.

No longa, o público poderá ver um pouco da rotina dos professores da rede pública e privada do município. De acordo com a idealizadora Bia Peace, o longa é para se ver com os olhos da alma. “Mostramos a rotina dura dos professores, o trabalho em sala de aula e principalmente depois que se sai dela. Além disso, retratamos como foi o período de pandemia, quando muitos não tinham condições básicas de trabalho, e mesmo assim deram de tudo para repassar o conteúdo para seus alunos”, avalia Bia.

Dualidades Docentes’ mostra também como está à saúde deste profissional. “Nos depoimentos elas falam que é inevitável levar trabalho para casa, e que a sobrecarga de jornada muitas das vezes deixam os professores doentes, com transtornos psicológicos, e o docente desmotivado pode até mesmo interferir no aprendizado deste aluno. O professor deveria ser mais respeitado, mais motivado, vejo que esses valores se perderam ao longo dos anos e é preciso resgatar esse amor por este profissional tão importante para nossa vida”, destaca Peace.

CIÊNCIA COMPROVA

No longa, Bia Peace convidou profissionais para avaliar os professores através de exames específicos e saber como o cérebro reage ao estímulos vindos do ambiente externo. “São profissionais especializados que falam sobre a relação professor/aluno/pais, além da saúde mental do professor. Até mesmo o fato deste professor ter ministrando aulas em frente às câmeras, se vendo mais, é fator prejudicial para sua autoestima”, analisa.
PARTICIPAÇÕES

Participam do longa os profissionais: Cleide Souza da Silva Oliveira, Maria Adélia da Silva, Quéteri Figueiredo Paiva, Flávia Pereira Moreira, Maria Cristina Alexandra Pereira da Costa, Dulciara Farias Pereira, Ana Paula Castilho de Assis, Eliane C. Dornelas Peixoto.

Já os profissionais convidados são: O psicólogo Luciano Bueno, o professor Igor Cardoso, a psicanalista Lavinia Brito, a professora Gláucia Henriques e a psicopedagoga Carla Afonso




Premiações

- Título Melhor Fotografa de mulheres - 2013  - Universe – Quebec França

- Homenagem Honrosa do Projeto Alcance, como lider eclesiástica de mulheres – Câmara Municipal de Resende -  2018

- Moção de Aplauso - Câmara Municipal de Sao Gonçalo RJ – 2018

- Comenda Mulher Latino Caribenha – Governo do Estado do Rio de Janeiro – 2016

- Moção de louvor - Vereador Renan Marassi - Câmara Municipal de Resende 2022



Mais sobre o dia 23...






Gratidão a todas que marcaram presença, mesmo com dificuldades, cansaço, algumas como a Margareth viajaram de longe, só pra prestigiar esse momento único. 







Betth, Dayara e Mariah 

Paulinha Delgado


Maria Adelia

Joviana 

Cada diva que foi ao evento, recebeu uma joinha de presente. 
Uma libélula de broche que tem o seguinte significado:

Devido ao seu processo de mutação, estão relacionadas a mudanças, transformações e capacidade de adaptação. Em alguns países, como no Japão, a libélula é associada à felicidade, coragem e prosperidade. Na América, o inseto significa a renovação nos períodos de dificuldade.



Maria Cristina

Cleide

Margareth 





Minha sogra querida 

Meu sogro amado




Andreia Araújo 







Sandra 


Renan Marassi, muito obrigada.por tudo e por tanto. 

 A Deus toda honra e glória, tenho vivido nesse sobrenatural e.sou movida a esperança que só Ele da. 
Divas nós somos tudo que a gente quiser. 
Voem voem tão alto quanto puderem..

Bia Peace


Nenhum comentário:

Postar um comentário

QUE DEUS TE HONRE E TE BENDIGA SEMPRE.
“E, tomando a mão da menina, disse-lhe: Talita cumi, que, traduzido, é:
Menina, a ti te digo, levanta-te”. (Marcos 5:41)